Rinoplastia Masculina: cuidados específicos para manter a naturalidade e não feminilizar o rosto

A procura dos homens pela Rinoplastia aumentou exponencialmente. O homem moderno quer se sentir bem e confiante, mas o grande medo masculino é universal: ficar com o nariz “afinado demais” ou com traços femininos.

A anatomia e a estética do rosto masculino são muito diferentes do feminino, e o cirurgião precisa ter essa sensibilidade artística e técnica.

Principais diferenças na Rinoplastia Masculina:

  1. Dorso Nasal: Enquanto nas mulheres buscamos muitas vezes uma leve curvatura delicada, no homem o dorso deve ser reto e forte. Um dorso muito baixo ou curvado pode infantilizar ou feminilizar a face.
  2. Ponta Nasal: A ponta do nariz masculino deve ter projeção, mas não deve ser excessivamente arrebitada. O ângulo entre o nariz e o lábio no homem é mais fechado (cerca de 90 a 95 graus), enquanto na mulher é mais aberto.
  3. Largura: Não devemos afinar excessivamente o nariz de frente. Um nariz muito fino não combina com uma mandíbula ou rosto masculino mais largo.

O objetivo da rinoplastia masculina é trazer harmonia. Queremos um nariz que passe despercebido, que pareça que o paciente nasceu com ele, realçando a masculinidade e a força do olhar, sem estigmas de cirurgia plástica.

As informações acima têm finalidade educativa. Cada pessoa é única e pode precisar de orientações específicas. Se você apresenta sintomas ou deseja um diagnóstico preciso, agende uma consulta.

Dr. Arnaldo Tamiso
Otorrinolaringologista – CRM 134390 | RQE 103867