É um exame endoscópico para avaliação das vias aéreas superiores (nariz, faringe e laringe) por meio de um aparelho flexível (fibroscópio) e uma câmera de vídeo. Pode ser documentado em fotos ou gravação digital.
Para que serve?
Auxilia no diagnóstico de diferentes doenças das cavidades nasais (rinites, sinusites, causas de obstrução nasal), da faringe (faringites) e da laringe (avaliação de rouquidão, laringites).
Como é realizado?
É realizado por meio de um aparelho de fino calibre e flexível (videofibroscópio) com capacidade de fotografar e filmar as diferentes estruturas das vias aéreas superiores.
Se necessário (porém raro) o exame poderá ser realizado sob sedação (dependendo de cada paciente). Durante o exame pode ocorrer pequeno desconforto no nariz ou na garganta e, em alguns casos, um pouco de tosse. Pode ser necessária a coleta de biópsia de acordo com a indicação do médico, também com mínimo desconforto para o paciente. Se for utilizada sedação, o paciente será orientado a fazer repouso, não dirigir e não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas após o exame.